top of page
BIBLIOGRAFIA
Essas são (algumas) sugestões de leituras para você entrar em contato com
grandes pensadores do teatro mundial.

ADLER, Stella - Técnica da Representação Teatral (ed. Civilização Brasileira);

ARISTÓTELES - Arte Retórica e Arte Poética (Rio de Janeiro: Ed. Tecnoprint S.A., Coleção Universidade de Bolso, s.d.);

ARISTÓTELES - Poética (Porto Alegre: Ed. Globo, 1966);

ARTAUD, Antonin - O Teatro e Seu Duplo (São Paulo: Ed. Max Limonad Ltda., 1985);

BACHELARD, Gaston - A poética do devaneio (ed. Martins Fontes, 2006);

 

BACHELARD, Gaston - A poética do espaço (ed. Martins Fontes, 2000);

BALAIAN, Anna - O Simbolismo (Coleção Stylus nº 5; ed. Perspectiva, 2000);

BALANDIER, George - A Desordem: elogio ao movimento (ed. Bertrand Brasil, 1997);

BALL, David Mark - PARA TRÁS E PARA FRENTE Um Guia para Leitura de Peças Teatrais Coleção Debates nº 278 - Editora Perspectiva.;

BARBA, Eugenio - A Canoa de Papel – Tratado de Antropologia Teatral (São Paulo/Campinas: Hucitec, Ed. da Unicamp, 1994);

BARBA, Eugenio - Além das Ilhas Flutuantes (São Paulo/Campinas, Hucitec Ed. da Unicamp, 1991);

BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola - A Arte Secreta do Ator (São Paulo/Campinas: Hucitec, Ed. da Unicamp, 1995);

BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola - Anatomia del Actor – Diccionario de Antropologia Teatral (México: Grupo Editorial Gaceta, S.A. de C.V., 1988);

BAUMAN, Zygmunt - Modernidade Líquida (ed. Jorge Zahar, 2001);

BENTLEY, Eric - A EXPERIÊNCIA VIVA DO TEATRO Jorge Zahar Editor, 1967;

BLOOM, Harold - O Cânone Ocidental;

BLOOM, Harold - Shakespeare: A Invenção do Humano (Rio de Janeiro: Ed. Objetiva Ltda., 2000);

BOAL, Augusto - Jogos para atores e não-atores (Rio de Janeiro: ed. Civilização Brasileira, 1998);

BOHM, David - A totalidade e a ordem implicada: uma nova percepção da realidade (Editora Cultrix, 1992);

BRECHT, Bertolt - Estudos Sobre Teatro - Coleção Logos - Ed. Nova Fronteira;

BROOK, Peter - Fios do Tempo (Rio de Janeiro: BCD União de Editoras S.A., 2000);

BROOK, Peter - O Ponto de Mudança (Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1995);

BROOK, Peter - There are no secrets – Thoughts on Acting and Theatre (Londres: Great Britain by Methuen Drama, 1993);

BURNIER, Luís Otávio - A Arte de Ator – da Técnica à Representação (São Paulo/Campinas: Hucitec, Ed. da Unicamp, 2001);

CARVALHO, Enio - História e Formação do Ator (Ed. Ática, 1993);

CHALANGUIER, Claude e BOSSU, Henri - A Expressão Corporal – Método e Prática (Rio de Janeiro: Entrelivros Cultural Ltda, 1971);

CHEKHOV, Michael - Para o Ator (São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1986);

COURTNEY, Richard - Jogo, Teatro & Pensamento (ed. Perspectiva);

CREMA, Roberto - Introdução à visão Holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma (Coleção Comportamento, Corpo, Movimento; ed. Summus, 1989);

DEBORD, Guy - A Sociedade do Espetáculo: comentários sobre a Sociedade do Espetáculo (ed. Contraponto, 1997);

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix - Mil Platôs Vol. 1: Capitalismo e Esquizofrenia (Coleção Trans; ed. 34, 1995);

DIDEROT, Denis - PARADOXO SOBRE O COMEDIANTE (Coleção Pequena Biblioteca Editora Guimarães Editores);

ECO, Umberto - Obra Aberta (Coleção Debates nº 4; ed. Perspectiva, 2001);

FO, Dario - Manuel Mínimo do Ator - Ed. SENAC;

FOUCAULT, Michel - Microfísica do Poder (ed. Graal, 2007);

FREUD, Sigmund - Além do princípio de prazer: Psicologia em grupo e outros trabalhos (Coleção Sigmund Freud nº 18; Ed. Imago, 2006);

FREUD, Sigmund - Os Chistes e sua Relação com o inconsciente (Coleção Sigmund Freud nº 08; Ed. Imago, 2006);

GOVINDA, Lama Anagarika - Fundamentos do Misticismo Tibetano (Editora Pensamento, 1990);

GROTOWSKI, Jerzy - Em Busca de Um Teatro Pobre (Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1971);

HERRIGEL, Eugen - A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen (ed. Pensamento, 1997);

HILLMAN, James - Psicologia Arquetípica (Ed. Cultrix, 1992);

HUIZINGA, Johan - Homo Ludens: o jogo como elemento de cultura (Coleção Estudos nº 4; ed. Perspectiva, 2001);

JULLIEN, François - Tratado da Eficácia (Coleção Trans; ed. 34, 1998);

KAYSER, Wolfgang - O Grotesco: configuração na pintura e na literatura (ed. Perspectiva, 2003);

MAGALDI, Sábato - Iniciação ao Teatro (ed. Buriti);

MARTON, Scarlett - Nietzsche: a transvaloração dos valores (ed. Moderna, 2006);

MATOS, Olgária C. F. - A Escola de Frankfurt: Luzes e Sombras do Iluminismo (Coleção LOGOS; ed. Moderna, 2006);

MAY, Rollo - A Coragem de Criar (ed. Nova Fronteira, 2000);

MEICHES, Mauro; FERNANDES, Silvia - Sobre o Trabalho do Ator (ed. Perspectiva);

PLEBE, Armando; EMANUELE, Pietro - Manual de Retórica (Coleção Ensino Superior; ed. Martins Fontes, 1992);

POLITZER, Georges - Princípios Fundamentais de Filosofia (Ed. Hemus, 1995);

ROUBINE, Jean-Jacques - Introdução às grandes teorias do teatro (ed. Jorge Zahar, 2003);

ROUBINE, Jean-Jacques - Linguagem da Encenação Teatral (ed. Jorge Zahar, 1998);

SANFORD, John A. - Os Parceiros Invisíveis: o masculino e o feminino dentro de cada um de nós (Coleção Amor e Psique; ed. Paulus, 1987);

SILVEIRA, Nise - Jung: Vida e Obra (ed. Paz e Terra, 2001);

SPOLIN, Viola - Improvisação para teatro (São Paulo: Ed. Perspectiva, 1992);

STANISLAVSKI, Constantin - A Construção da Personagem (Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2001);

STANISLAVSKI, Constantin - A Criação de um Papel (Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2007);

STANISLAVSKI, Constantin - A Preparação do Ator (Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2001);

STANISLAVSKI, Constantin - Manual do Ator (Ed. Martins Fontes);

STANISLAVSKI, Constantin - Minha Vida na Arte (Ed. Bertrand Brasil);

SUCHER, C. Bernd - O Teatro das décadas de oitenta e noventa (ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 1999);

SUZUKI, Daisetz Teitaro - Introdução ao Zen Budismo (Ed. Pensamento, 2003);

VASCONCELLOS, Luiz Paulo - Dicionário de Teatro (ed. LP&M Editores);

WILBER, Ken - O paradigma holográfico e outros paradoxos (ed. Cultrix, 1994);

1.png
bottom of page