SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
Dias 7 e 8 de dezembro de 2023
|Porto Alegre
O novo espetáculo da Casa de Teatro, Sonho de uma Noite de Verão, é resultado da Oficina de Montagem da Escola. Fundamentado na obra que é considerada uma das melhores comédias do dramaturgo William Shakespeare com direção de Zé Adão Barbosa e Bruno Busato.
Horário e local
Dias 7 e 8 de dezembro de 2023
Porto Alegre, Praça Mal. Deodoro, S/N - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-300, Brasil
Sobre o evento
Sinopse
Para a concretização dessa encenação, os diretores Zé Adão Barbosa e Bruno Busato, realizaram com os alunos uma imersão na obra de Shakespeare através de preparação técnica com estudo da voz, expressividade corporal e improvisações, concomitantemente a uma profunda análise da obra e dos personagens da peça. Como resultado, um espetáculo onde se desenrolam grandes cenas, armadilhas, confusões, integralmente permeado pela genialidade do autor, culminando com um final surpreendente.
Sonho de uma Noite de Verão (no original: A Midsummer Night's Dream) é uma das obras-primas de William Shakespeare, uma comédia escrita em meados da década de 1590.A peça se concentra em torno do casamento do duque Teseu de Atenas e da rainha Hippolyta das amazonas. O início da peça revela um triângulo amoroso: Hermia está apaixonada por Lisandro, mas é suposto casar-se com Demetrio que está apaixonado por ela. Helena ama Demetrio. Hermia quer ir contra os desejos de seu pai Egeu, o que o enfurece e ele apela ao duque. Enquanto isso, a trupe de teatro de Peter Quince planeja realizar uma performance de Pyramus e Thisbe para o entretenimento no casamento. Nick Bottom vai estar fazendo parte de Pyramus, mas fica tão animado que quer transformar a peça em um show de um homem. Ao mesmo tempo, o rei e a rainha das fadas, Oberon e Titania, chegam na floresta fora de Atenas para o casamento. Oberon está bravo com Titania, porque ela não vai dar a ele seu changeling, então ele pede a Puck, o gnomo, que misture uma poção que, quando colocar os pálpebras de uma pessoa adormecida, faz com que eles se apaixonem pela primeira coisa que eles vêem na manhã. Ele quer que Titania apaixone-se por um animal da floresta, para que ele possa usar isso como alavanca para tirar o provador dela. Aí se desenrolam grandes cenas, armadilhas, confusões, tudo com a genialidade de William Shakespeare até o final surpreendente.